Matrículas 2021/02
O período de matrículas iniciou às 8h desta quinta-feira (20) e segue até as 23h59 da próxima quarta-feira (26).
Os estudantes devem realizar o procedimento de forma on-line, pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA).
?? IMPORTANTE: O comprovante de vacinação, documento que será exigido para a circulação da comunidade acadêmica nas dependências da universidade, será solicitado nos próximos dias!
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) divulgará, em breve, de que forma os alunos deverão enviar os comprovantes.
A Prograd comunica ainda: se você precisa se matricular em poucas disciplinas, não atingindo a carga horária mínima do curso para o semestre, também conseguirá se matricular a partir das 8h de segunda-feira, dia 24 de janeiro de 2022. O SIGA está sendo adequado para atender essa solicitação, entendendo as excepcionalidades do cenário pandêmico no qual ainda vivemos.
A pró-reitoria salienta que isso não afetará a prioridade nas vagas das disciplinas, que é definida posteriormente à solicitação das matrículas, de acordo com a legislação vigente na universidade. Para dúvidas, entrar em contato com a coordenação do curso.
____________________________________________________________________________________________________
ALTA NOS CASOS DE COVID RETARDA EM DUAS SEMANAS INÍCIO DAS AULAS PRESENCIAIS NA UFPR
A alta na taxa de contaminação por coronavírus e o consequente risco de sobrecarga no sistema hospitalar determinaram o adiamento, por duas semanas, do início das aulas presenciais na Universidade Federal do Paraná, que estava previsto para o dia 31 de janeiro. O calendário acadêmico, no entanto, permanece inalterado. As aulas começam no mesmo dia 31 de janeiro, porém de maneira híbrida. Para assegurar o atendimento aos estudantes, também serão reabertos no dia 31 restaurantes universitários em todas as cidades onde a UFPR possui campi.
A decisão envolve a Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR e a Comissão de Retomada do Ensino Presencial, que vêm trabalhando juntas na organização da retomada e no monitoramento da pandemia. Neste início de ano, a análise envolve um fator que não estava plenamente dimensionado quando se definiu a mudança de fase para o presencial: a rápida propagação da variante ômicron do coronavírus.
Dados oficiais mostram um forte crescimento na taxa de contaminação em todo o país. No Paraná, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a média móvel de casos de Covid-19 aumentou 1.174,8% no levantamento fechado em 16 de janeiro, na comparação com a de 14 dias antes.
Além disso, uma projeção estatística feita pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), centro independente de pesquisa em saúde ligado à Universidade de Washington, aponta que haverá um pico no Brasil das internações por Covid-19 justamente no fim do mês de janeiro, quando deveriam começar as aulas presenciais, e que a curva de casos tende a ser descendente a partir da segunda quinzena de fevereiro.
A UFPR concluiu, assim, que não seria responsável retomar as aulas presenciais justamente num momento que promete ser crítico, em função da onda da variante ômicron.
O retorno às aulas presenciais está previsto para o dia 14 de fevereiro.
Mais em www.ufpr.br